sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Lampaça - Psicofonias - Drª Anabela Cardoso


A MAIS RECENTE E COMPLETA INVESTIGAÇÃO DAS VOZES ANÓMALAS EM CONDIÇÕES CONTROLADAS:  Revista  NeuroQuantology





Dra. Anabela Cardoso. Licenciada em Filologia Germânica.  Diplomata de carreira, desempenhou funções de Cônsul de Portugal em Rhode Island, EUA e de Cônsul-Geral de Portugal na Galiza, Espanha e em Lyon, França... Investigadora em TCI desde 1997, com resultados positivos em psicofonias e VDR (Vozes Directas de Rádio), as quais têm origem num grupo que se identifica como ‘Rio do Tempo’. É fundadora e directora de Cadernos de TCI e do Centro de Investigação de Cadernos de TCI. Organizadora dos Congressos Internacionais sobre a Investigação da Sobrevivência à Morte Física com Especial Menção à Transcomunicação Instrumental (TCI)1.  O seu interesse por Psicofonias veio quando uma amiga depois de lhe ter morrido o filho lhe pediu para a ajudar. Anabela Cardosos, sem saber o que fazer, informou-se e indicaram-lhe um Pe. em Madrid que, já há alguns anos, fazia Psicofonias. Deslocou-se a Madrid, e,  a partir dai, começou a investigar estes casos...
 
1. No entendimento espiritualista, uma comunicação com o mundo dos Espíritos. O termo "Instrumental" mostra o meio pelo qual essa Transcomunicação é conseguida: aparelhos, instrumentos. De uma forma geral podemos dizer que TCI responde pela "comunicação com o mundo espiritual utilizando-se como meios , os aparelhos (normalmente eletro-eletrônicos)".



Câmaras anecóicas são salas blindadas em que as paredes, o teto e piso são cobertos por material absorvente, que elimina as reflexões de ondas sonoras.
O intuito de uma câmara anecóica é o de reduzir, na medida do possível, o fenômeno de reflexão sonora tornando a sala um ambiente ideal para realizar testes. As câmaras são isoladas e possuem paredes internas revestidas com cunhas.












12 de julho de 1959 , Friedrich Juergenson - "O Pai da pesquisa sobre vozes eletrônicas" (EVP), reconhece em seu gravador de fita magnética, as primeiras vozes anômalas e a partir desta data a Transcomunicação Instrumental marca a sua história


Friedrich Jürgenson, nascido a 8 de febrero de 1903 em Estonia. Querendo ser cantor de opera gravava os seus ensaios para depois os ouvir, mas, reparou que, em algumas das suas gravações para além da sua voz também se ouviam outras vozes imperceptíveis. Mas a historia que ficou mais celebre deste Srº  foi  quando precisou de uma gravação de pássaros "pinzon" para um documentário, depois de na floresta fazer varias gravações em locais diferentes. Em casa, depois de as escutar havia gravações também com vozes imperceptíveis…assim começa o interesse e a investigação sobre Psicofonia, ultimamente também chamadas Vozes Eletrónicas.Estes registos ainda hoje continuam a ser investigados no museu de Londres.

Uma universidade dos E.U. encargou  a Drª Anabela Cardoso de um investigação sobre Psicofonias que decorreu na universidade de Vigo com a colaboração de Portugal. E.U. Alemanha e Espanha. A investigação dirigida por  Anabela Cardoso foi patrocinada por duas entidades privadas anónimas e decorreu durante dois anos em períodos que não havia aulas nos laboratórios de engenharia e telecomunicações da Universidade de Vigo. A imprensa espanhola chegou a chamar-lhe “investigação secreta”  e a imprensa Espanhola deu-lhe muito destaque a esta investigação. A escolha desta universidade deve-se ao facto de possuir duas câmaras anecóicas  a baixo do solo e muito material moderno. Pode assim testar tudo que se relacione com telecomunicações, sons, frequências, radiações. O interessante desta investigação é o facto de algumas perguntas lançadas pelo controlador não obterem qualquer resposta, outras, talvez por ser a Anabela Cardoso portuguesa são respondidas em português mas afastando-se das vozes metálicas características das psicofonias clássicas. De referir ainda que as experiências decorreram sempre entre as 19h e 21h. Foram gravadas cerca de 200 psicofonias sendo as primeiras respostas "sim" e "não" chegando depois já a gravar frazes completas. De salientar ainda que para além do muito material do mais moderno, também foram utilizados vários tipos de gravadores antigos. Muitas destas psicofonias podem ser ouvidas na  Cadena Ser, no programa Milenio3. É um trabalho muito bem elaborado porque para além das gravações inclui também  a sua duração, a hora a que foi captada, se é inteligível ou não, a língua em que a resposta é dada, se é homem/mulher jovem ou criança bem como a fase da lua aquando da gravação. De salientar também que nesta experiência foi introduzido o ruído branco que segundo os entendidos serve para sacar energia. Embora as psicofonias também sejam captadas em locais sem qualquer ruído, quando são realizadas em locais em que a gente a conversar  ou rádios ou televisões ligados ou qualquer outro som, estas psicofonias tornam-se mais audíveis e mais fáceis de entender
Está investigação tal como a que foi feita em 1968 não traz grandes resposta sobre a origem destas vozes, embora haja muitas teorias como aquele que afirmam que são vozes que ficam no espaço, ou respostas inconscientes do investigador, mas Anabela Cardoso fala sobre o "canal del tiempo" ou vários "canais del tiempo"
            O seguinte estudo está disponível numa revista da Turquia  www.neuroquantology.com  on-line, que não sendo uma revista cientifica, mas sim uma revista cruzada,, isto é, não publica só trabalhos sobre um determinado tema , todavia,  não deixa de publicar estudos com algum interesse e aprofundamento.

OBS: o filme Português "Aquele querido mês de Agosto" também faz referencia a isso no final do filme de forma indireta....quando está a tentar gravar sons da natureza e na gravação final aparecem outros sons que n têm nada a ver com o local...

Nenhum comentário:

Postar um comentário